PSICOTERAPIA

O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um processo de autoconhecimento no qual você terá um espaço seguro, sigiloso, com suporte profissional e uma escuta qualificada sem julgamentos, para dividir e pensar sobre tuas questões pessoais. É um momento de autocuidado importante. O psicólogo é o profissional que tem conhecimento técnico e científico para te ajudar nesse processo que pode oferecer muitos ganhos para a sua vida!

Busca atendimento psicológico?

Nós estamos aqui para ajudar! Encontre o profissional ideal para você, em diversas especialidades da Psicologia. Nossos associados atendem individualmente, casais ou famílias, em todas as idades.

Benefícios do autocuidado emocional através da psicoterapia?

  • Maior autoconhecimento para tomar decisões;
  • Fortalecimento emocional para lidar com sentimentos e situações difíceis;
  • Ter um espaço seguro e qualificado para ser acolhido e compreendido;
  • Aumento da qualidade de vida e saúde integral (física, espiritual, social e mental);
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação;
  • Orientação vocacional e auxílio no desenvolvimento profissional;
  • Tratamento de condições emocionais como depressão, ansiedade, disfunções sexuais, transtorno alimentar, entre outros;
  • Fortalecimento da autoestima;
  • Melhora da relação com o próprio corpo e alimentação;
  • Suporte para lidar com momentos de crise como luto, separação, doença, entre outros;
  • Prevenção para o desenvolvimento saudável na infância e adolescência;
  • Orientação para pais e cuidadores;
  • Promoção de condições saudáveis na família/casal;
  • Organização de ideias e pensamentos, para agir com mais consciência;
  • Suporte profissional para construção de sentido da vida nas diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescência, adulto jovem, adulto maduro e idoso);
  • Melhora na disposição, qualidade do sono e motivação.

Quais são as linhas de atendimento em psicologia?

Primeiramente podemos dizer da palavra Psicologia – Psico: mente, psique e Logos: estudo. Sendo assim existem diversas abordagens para o atendimento em Psicologia. Essas abordagens, também chamadas de tipos ou vertentes da Psicologia, a seguir você encontrará algumas abordagens do universo da Psicologia.

Psicanálise ou Psicoterapia de Orientação Psicanalítica

“O que é psicanálise?”

Psicanálise é uma teoria da mente humana é uma prática terapêutica.Foi fundada por Sigmund Freud entre 1885 e 1939 e continua sendo desenvolvida por psicanalistas ao redor do mundo.A psicanálise tem quatro áreas principais de aplicação:

  1. como uma teoria de como a mente trabalha
  2. como um método de tratamento para problemas psíquicos
  3. como um método de pesquisa, e
  4. como uma forma de observar os fenômenos culturais e sociais, como a literatura, arte, cinema, performances, política e grupos.

Para que é o tratamento psicanalítico?

A psicanálise e a psicoterapia psicanalítica são para aqueles que se sentem aprisionados em problemas psíquicos recorrentes que impedem seu potencial para experimentar felicidade com seus parceiros, famílias e amigos, assim como sucesso e satisfação em seu trabalho e tarefas normais da vida diária. Ansiedades, inibições e depressões frequentemente são sinais de conflitos internos. Estes levam a dificuldades nos relacionamentos e, quando não tratados, podem ter um impacto considerável nas escolhas pessoais e profissionais. As raízes destes problemas frequentemente são mais profundas do que a consciência pode alcançar, que é o motivo porque não podem ser resolvidos sem psicoterapia. É com a ajuda de um analista capacitado que o paciente pode obter novos conhecimentos (insights) sobre as partes inconscientes destes distúrbios. Conversar com um psicanalista em uma atmosfera segura levará o paciente a tornar-se cada vez mais consciente de partes de seu mundo interno previamente desconhecido (pensamentos e sentimentos, memórias e sonhos), aliviando dessa maneira a dor psíquica, promovendo o desenvolvimento da personalidade e oferecendo uma autoconsciência que fortalecerá a confiança do paciente para perseguir seus objetivos na vida. Estes efeitos positivos da psicanálise deverão durar e levar a novos desenvolvimentos mesmo após a análise ter terminado.

As descobertas iniciais de Freud levaram-no a novos conceitos revolucionários:

  • O inconsciente
  • Experiências infantis iniciais
  • Desenvolvimento psicossexual
  • O complexo de Édipo
  • Repressão
  • Sonhos são satisfações de desejos
  • Transferência
  • Associação livre
  • O Ego, o ld e o Superego”
  • Fonte: Portuguese about.pdf (ipa.world)

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A terapia cognitivo comportamental foi fundada por Aaron Beck nos anos 60, nos Estados Unidos. Trata-se de uma abordagem que busca compreender como os acontecimentos são interpretados pelo paciente e não com os acontecimentos em si. O objetivo desta abordagem é compreender os padrões de comportamentos e pensamentos disfuncionais do cliente. Durante 0 tratamento, escolherá técnicas, questionários entre outros para trabalhar estes padrões e alterar estas percepções de forma mais positiva. O terapeuta auxiliará o paciente a encontrar novos pensamentos e mais bem adaptados à sua realidade.

Costuma ser conhecida como uma abordagem direta e objetiva, sendo indicada muitas vezes para depressão, fobias, transtornos de ansiedade entre outros.

“A pessoa mais forte não é aquela fazendo mais barulho, mas aquela que consegue, calmamente, dirigir a conversa para a definição e solução dos problemas:”  (Aaron Beck)

“Existe mais na superfície do que nossa mente alcança. ”
(Aaron Beck)

Principais autores: Aaron Beck, Roberto L. Leahy, Judith S. Beck, Jesse H. Wright

Terapia Sistêmica

A terapia sistémica surgiu através dos trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy nos anos 50 nos Estados Unidos, tempos mais tarde aprofundou-se com Minuchin e Haley e outros teóricos, A terapia sistêmica leva o indivíduo a uma reflexão para além de si mesmo, avaliando o estado de “ser em relação” as pessoas e ao mundo que o cerca. Estamos em constante interação com outros indivíduos e conosco. Nossos relacionamentos são circulares. Ou seja, eles são formados por processos relacionais e apresentam características específicas.

Quando o atendimento é familiar, visa compreender o funcionamento da família para além do indivíduo, analisando seu sistema e subsistemas e como estes se influenciam mutuamente dentro dos espaços que os mesmos compartilham. O foco desta terapia na dinâmica da família e nos seus relacionamentos, é auxiliar e ampliar a comunicação como forma de tratamento e interação entre os pares.

Com relação a crianças e adolescentes, procura-se compreender e analisar aspectos da vida cotidiana, pois absorvemos nestas fases fatores implícitos no comportamento e no ambiente familiar. A sistêmica busca envolver a família no processo terapêutico infantil, potencializando resultados e estabelecendo padrões mais funcionais para enfrentamento das dificuldades apresentadas pela criança ou adolescente.

Individualmente ajuda o paciente a reconhecer, avaliar processos disfuncionais e criar maior consciência de si mesmo. Para ser capaz de fazer mudanças positivas em seu comportamento, as pessoas precisam compreender as especificações do seu próprio sistema de funcionamento e assim obter a mudança esperada pelo indivíduo. O resultado pode ser desde a resolução de problemas, quanto alcançar relações mais harmoniosas e respeitosas dentro do sistema familiar ou de trabalho.

Principais autores: Virgínia Sair, Paggy Papp, Carl Whitaker, Salvador Minuchin, Luigi Boscolo.

Terapia Analítica ou Junguiana

A psicologia Junguiana ou psicologia analítica foi baseada na filosofia e ideias de Carl Gustav Jung e busca compreender a mente humana em sua complexidade por meio de uma visão geral do indivíduo. Nesta abordagem trabalha-se com o inconsciente, mas de forma psicodinâmica com as partes do nosso psiquismo, tendo uma visão mais plural da libido. Jung explorou as experiências simbólicas vividas pela humanidade, criando conceitos como o inconsciente coletivo, arquétipos, máscaras, etc.

A mudança só é possível na medida que o paciente se relacionar com o inconsciente e se dispuser a trazer os conteúdos para a consciência. O terapeuta e o paciente buscam encontrar o caminho mais próximo da essência do paciente. As demandas do paciente são compreendidas simbolicamente. O tratamento não é rígido, sendo possível trabalhar de acordo com o que o paciente vai abordando nas sessões. Esta abordagem é indicada para qualquer tipo de pessoa, seja para melhorar o bem estar ou aumentar o autoconhecimento.

“Mas como posso conseguir o saber do coração? Só poderás conseguir este saber vivendo plenamente tua vida. Tu vives tua vida plenamente quando vives também aquilo que nunca viveste.” (Carl Gustav Jung)

“Aquele que olha para fora sonha. Mas o que olha para dentro acorda.” (Carl Gustav Jung)

Principais autores: Carl Gustav Jung, Erich Neumann, Michael Fordham.

Terapias humanistas

Surgiram por volta da década de 40 e 50 com autores como Carl Rogers e Abraham Maslow, e os principais fundamentos são a experiência consciente, a responsabilidade e capacidade de liberdade de escolhas. Nas abordagens humanistas leva-se em conta o ser humano em sua absoluta totalidade, este sendo o principal protagonista de sua vivência. O ser humano é visto como responsável pelas suas escolhas, mais do que sendo condicionado pelo mundo externo.

Trabalha-se com a percepção consciente do paciente, não buscando interpretar os pensamentos ou ideias inconscientes do paciente. Procura contribuir no processo de auto realização e desenvolvimento do indivíduo.

”A vida, no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está fixado.” (Carl Rogers)

“O paradoxo curioso é que quando eu me aceito como eu sou, então eu mudo.” (Carl Rogers)

GESTALT -TERAPIA

É uma abordagem psicoterapêutica experiencial humanista que visa o desenvolvimento do contato e da awareness (tomada de consciência global no momento presente, com o completo suporte sensório-motor-cognitivo-emocional). Esta abordagem se fundamenta no Humanismo, Existencialismo e na Fenomenologia. Dá-se especial atenção à relação terapêutica e às formas de interrupção de contato do cliente. A ênfase da gestalt terapia está na totalidade da experiência, no que ela é e no que poderá ser, no sentido de explorar novas possibilidades de comportamento, não no “falar sobre”. Embora o foco do processo terapêutico seja o presente, a experiência passada tem sua importância a partir da forma como afeta “o agora”, surgindo como situações inacabadas, estrutura de caráter e formas de ser no mundo.

O gestalt terapeuta trabalha com esses elementos no aqui e agora criando condições para o cliente reconfigurar sua existência, experimentando novas possibilidades.

“Eu sou responsável por mim mesmo e por mais ninguém.” (Fritz Perls)

“Eu faço as minhas, e você as suas. Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas. E você não está neste mundo para viver as minhas. Você é você, e eu sou eu, e se, por acaso, nós nos encontrarmos, será lindo. Se não, nada se pode fazer.” (Fritz Perls)

Principais autores: Frederich Perls, Laura Perls, Paul Goodman, Joseph Zinker, Violet Oaklander

Quem pode buscar atendimento psicológico?

A psicoterapia é indicada para todas as pessoas que desejam dividir suas questões pessoais por profissionais capacitados para proporcionar um espaço seguro e sigiloso, com escuta qualificada e que auxilia no processo de autoconhecimento e autocuidado emocional.

Em alguns momentos de nossa vida, passamos por situações de alto impacto emocional com as quais nem sempre conseguimos lidar sozinhos: luto; acidentes; perda de entes queridos; separação conjugal; orientação vocacional; orientação de carreira; preparação para concursos; mudanças significativas de vida; cirurgia bariátrica ou outras questões de saúde física que possam impactar no equilíbrio emocional.

O atendimento psicológico também é de grande utilidade para tratar condições emocionais como dependência química, alcoolismo, stress, depressão, ansiedade, estafa, disfunções sexuais, transtornos alimentares, distúrbios do sono, entre outros.

Além disso, a psicoterapia é indicada para transtornos de comportamento e mentais, como TOC, TDAH, TEA, Autismo, Esquizofrenia, entre outros. A psicoterapia pode ser desenvolvida em paralelo ou não com tratamento psiquiátrico. De maneira geral, a psicologia e a psiquiatria são áreas complementares, que se apoiam e trabalham juntas no desenvolvimento do ser humano.

Profissionais graduados em psicologia estão habilitados a atender pessoas em todas as faixas etárias, com sessões individuais ou em grupo:

  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Jovens;
  • Adultos;
  • Idosos;
  • Casais;
  • Famílias;
  • Grupos;
  • Profissionais e trabalhadores, autonomamente ou através de suas empresas contratantes e convênios.