SOBRE

HISTÓRIA

A Apsiconor é uma associação que foi fundada em 27 de agosto de 1981 com o objetivo de ser uma entidade de referência para os profissionais e estudantes de psicologia da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

Em suas atividades, a entidade busca congregar e promover a cientificidade da profissão, além de desenvolver um trabalho integrado com a comunidade.

MISSÃO

Promover a força e união da Psicologia na região, atuando através de ações que beneficiem os associados e a sociedade. Trabalhar para o desenvolvimento das ciências psicológicas e a propagação do conhecimento.

VISÃO

Ser reconhecida como associação de psicólogos atuante e crítica, proporcionando formas para a psicologia e os psicólogos se desenvolverem na região.

Gestão Prisma – 2021-2022

Nossa diretoria foi composta com o objetivo de promover o fortalecimento e crescimento da Psicologia na região Nordeste do RS de forma colaborativa visando garantir com que os membros da associação e futuros associados tenham voz e visibilidade nas tomadas de decisões e lutas da categoria. Nos orientamos por um trabalho pautado na ética e na construção de um canal aberto de comunicação entre os associados para a discussão dos seus interesses. Além disso, a atual gestão buscará valorizar e relembrar o caminho histórico percorrido pela APSICONOR neste ano em que completamos 40 anos de história. Com a sua participação vamos resgatar o poder social que sempre nos coube. Venha junto conosco lutar pela saúde mental na região. Fale com a gestão através do e-mail [email protected].

Cássio Stangherlin Barbosa

Presidente

Mini-currículo

CRP 07/31894-RS
Especialidades: Terapia Cognitivo Comportamental, atendo adolescentes e adultos.
instagram.com/psicologocassiobarbosa

Olá, me chamo Cássio, sou psicólogo clínico, pós graduando em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC RS, e atual presidente da Apsiconor. Como psicólogo atuo em consultório presencial na cidade de Caxias do Sul e online, atendo também no CAM (Centro de Atendimento ao Migrante).

Durante a minha graduação, participei de duas gestões do Diretório Acadêmico de Psicologia da UCS (Universidade de Caxias do Sul), e fui membro do colegiado junto à coordenação do curso. Hoje como Presidente da APSICONOR com a gestão Prisma, luto pela representatividade da nossa categoria para que possamos conquistar mais espaço enquanto profissão, e pela promoção da saúde mental da nossa população.

Renata de Geroni

Vice Presidente Administrativa

Mini-currículo

CRP 07/25660-RS
Especialidades: Psicanálise Técnica e Teoria – UNISINOS
https://instagram.com/divadarenata
https://www.facebook.com/divadarenata

Olá, me chamo Renata e o significante “classe” está atravessado na minha vida desde muito cedo. Já na 5º série do fundamental fui presidente da classe o que me mostrou a importância e responsabilidade que devemos ter na ocupação dos espaços de construção coletiva. Na faculdade fui presidenta do Diretório Acadêmico da FSG em 2015, durante a Gestão Ágora. Fui convidada a trabalhar no CAPS AD e CAPS I em Farroupilha, onde atuei como técnica em enfermagem exercendo diversas atividades em oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e AT.

Hoje me encontro no cargo de Vice Presidenta da Gestão Prisma na APSICONOR e levo comigo a vontade de bem representar nossa categoria. Sou Especialista em Psicanálise pela UNISINOS, estudei Coordenação de Grupos pela Pichon Rivièr em Porto Alegre e sigo meus estudos na instituição em Análise Institucional, também estudo na Instituição Psicanalítica Vienna e outros espaços coletivos.

Lucilene Moreira Oliveira

Vice Presidente de Promoção e Divulgação

Mini-currículo

CRP 07/22984-RS
Especialidades: Psicoterapia individual, casal, familiar. Ansiedade, depressão, separação, luto, dependência química, transtorno bipolar, transtorno borderline.

Olá, me chamo Lucilene Moreira Oliveira, sou formada pela FSG – Faculdade da Serra Gaúcha e desde cedo tive um olhar voltado para área da saúde. Primeiramente iniciei minha formação como Técnica de Enfermagem, posteriormente e já direcionado pro humanismo iniciei minha formação em Psicologia, a qual me identifiquei dentro da Teoria Sistêmica. Atuando nesse Sistema Familiar trabalhei nos CRAS, Abrigo de crianças e adolescentes, junto aos Conselhos Tutelares e no PIM nas Cidade de Bom Jesus e Campestre da Serra. Frente a esse olhar ampliado da teoria, me encontrei junto a Associação APSICONOR e a Gestão Prisma, no intuito de fortalecermos o movimento e a categoria.

Atualmente sigo minha trajetória na gestão e como Psicóloga Clínica nos diversos atendimentos que a teoria me oportuniza.

Karen Morbini

Primeira Tesoureira

Mini-currículo

Especialidades: Gestalt terapia.

Olá! Sou a Karen Morbini e estarei fazendo parte da gestão da APSICONOR em 2021/2022. Sou bacharelada em Psicologia pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) desde 2014. Sou especialista em gestalt-terapia e possuo pós graduação em Psicologia do Trânsito.

Iniciei minha caminhada social ao trabalhar com crianças e mães ao participar do programa Primeira Infância Melhor (PIM)como visitadora. Atuei como monitora de crianças portadoras de necessidades especiais em escola pública até ingressar no serviço público de Caxias do Sul, onde sigo atuando no SUS. Coordenei o grupo sentir faz sentido no SESS 2018/2019 e atualmente atuo como psicóloga clínica.

Evelaine Jacobi

Segunda Tesoureira

Mini-currículo

CRP 07/27040-RS

Olá, me chamo Evelaine da Silva Jacobi e desde muito cedo me sinto atravessada pelos movimentos sociais. Ainda na faculdade tive a oportunidade de conhecer melhor as necessidades especiais e me encantei com o trabalho. Participei por três anos como voluntária do Projeto FSG sem Barreiras da FSG, que trabalha com crianças, adolescentes e adultos diagnósticos diversificados, proporcionando atividades na área da Educação Física, Fisioterapia e Psicologia. Este Serviço social se transformou em um belo Projeto de Pesquisa sobre o Acompanhamento Terapêutico, onde tive a oportunidade de apresentar no Congresso Internacional PsicoSalud em Havana- Cuba no ano de 2014. Neste período participei como vice – presidenta do Diretório Acadêmico de Psicologia Gestão – Àgora. Em 2014 fui convidada à trabalhar como acompanhante terapêutico em Residencial Terapêutico e CAPS álcool e drogas na Cidade de Farroupilha.

Hoje sou Psicóloga formada pela FSG, membro da La Cause dés Bébés, com atuação na área clínica e social. Este ano com intuito e o compromisso de fazer movimento pela minha classe e assim fortalecer a categoria faço parte da Gestão Prisma da Apsiconor como segunda tesoureira.

Luciane de Castilhos

Primeira Secretária

Mini-currículo

CRP 22946-RS
Especialidades: Psicoterapia individual, casal, familiar. Ansiedade, depressão, separação, conflitos familiares e conjugais.

Muito prazer, sou a secretária da atual gestão, meu nome é Luciane de Castilhos, psicóloga formada pela Faculdade da Serra Gaúcha e com especialização em Terapia Sistêmica para indivíduos, casais e famílias. Hoje atuo somente na área clínica porém não foi sempre assim. Minha trajetória profissional sempre esteve muito ligada a assistência social. Ainda antes da formação em psicologia atuava como educadora social em uma casa de acolhimento de crianças e adolescentes. Com a formação concluída passei a dividir o tempo atuando como psicóloga clínica e como psicóloga em um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes.

Sou uma apaixonada pela mente humana, suas individualidades e as relações que estabelecemos com o mundo que nos cerca.
E é com esta paixão pela Psicologia e seu poder transformador que passei a integrar a Gestão Prisma na Apsiconor. Acredito que a nossa força está em unirmos para juntos ampliarmos a nossa rede de atendimentos, unindo profissionais e sociedade.

Luciane Cassina

Segunda Secretária

Mini-currículo

Especialidades: Psicoterapia individual (terapia convencional e Terapia EMDR). Ansiedade, depressão, separação, luto, traumas, fobias, pânico e compulsões.
instagram.com/lucianacassinapsicologa

Olá, me chamo Luciana Souto Marthe Cassina, me formei como Psicóloga em 2004 pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba – SP), e sempre tive o olhar voltado para o social desde a faculdade, onde participei de um projeto lindo do curso de filosofia, que se chamava Costurando Sonhos, Alinhavando Esperanças, em uma cooperativa de costura de mulheres num bairro agrícola da cidade de Piracicaba. Após formada, trabalhei numa ONG com crianças e adolescentes por 07 anos, e hoje atuo tanto na área da Assistência Social quanto na Clínica, pois a paixão pelo encontro, pelas possibilidades que existem na troca com outro ser humano movem o meu trabalho. Dessa forma, sigo auxiliando a costurar e alinhavar histórias e sonhos de todos aqueles que me procuram na clínica, dando um novo sentido, um novo significado, quem sabe, para a sua existência, fomentando a saúde mental dos mesmos.

É com essa energia e amor que me junto a Gestão Prisma como segunda secretária.