43 anos
É sempre bom lembrar que o resgate de uma história traz consigo a luta daquelas e daqueles que nos antecederam.
Neste ano de 2021 a APSICONOR completa quarenta anos de amor e luta pela psicologia.
Por isso queremos pedir licença para contar um pouco da nossa história.
Em novembro de 1980, reuniram-se em Caxias do Sul o Conselho Regional de Psicologia 7° Região, a Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul e o Sindicato de Psicólogos Rio Grande do Sul, com o intuito de debater sobre a melhor forma de criar uma entidade representativa regional.
Naquela época, os poucos profissionais formados sentiam a necessidade de um espaço institucional que os representasse. Mas não somente isso, que atentasse também para a importância do aperfeiçoamento e atualização frente à profissão, e fortalecesse a identidade profissional junto ao curso de Psicologia e da comunidade.
Para que possamos nos situar: segundo Angelita Soares Nervo, Psicóloga e idealizadora da APSICONOR, havia apenas 25 profissionais formados na Região Nordeste.
Nove meses se passaram e, em 27 de agosto de 1981, nasceu, em Caxias do Sul, a Associação dos Psicólogos do Nordeste do Rio Grande do Sul – APSICONOR.
Foi a idealização de um sonho que fez surgir a APSICONOR. Um sonho que tinha como missão agregar os profissionais da área e lutar por espaços de trabalho, através da realização de convênios com diversas entidades afins e estar articulada com as instituições em âmbito estadual e nacional.
Hoje a APSICONOR é uma realidade. Uma entidade que está sempre ao lado de seus representados. Que busca dialogar com a sociedade em que está incluída e que trabalha constantemente pela valorização de psicólogos e psícólogas.
Que o futuro nos reserve mais conquistas e que possamos continuar caminhando juntos!
Depoimentos
Fui presidente da Apsiconor na gestão “somando diferenças”, de 1997 a 1999. Nosso maior desafio era divulgar os fazeres do psicólogo e ampliar parcerias e a representatividade da Apsiconor, uma vez que a associação não é só de Caxias do Sul mas do nordeste do estado. Sendo assim, nos primeiros 6 meses de gestão, contatamos com o sindicato dos psicólogos e com o CRP 07 para alinhar ações. Firmamos convênio com o CRP, trazendo a subsede Serra para Caxias, onde funcionou por 2 anos junto à sede da associação, dividindo despesas. Também ganhamos representatividade junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). Fizemos campanha de valorização do psicólogo, com espaço mensal na rádio São Francisco e, dentre outras ações, firmamos convênio com a Unimed para atendimento psicológico. Para finalizar a gestão, organizamos uma homenagem a todas as ex-presidentes, que construíram com doação a história da Apsiconor.
Maria Marlene da Silva Faria
Presidente da Apsiconor
Gestão 1997/1999
Conheci a APSICONOR dando seus primeiros passos no propósito de promover nossa (re)união. Com um grupo/equipe de comprometidos colegas, acompanhamos e impulsionamos seu crescimento e evolução. Hoje, nos seus 40 anos, continua iluminando nosso caminhar e empenhada no seu compromisso social. Parabéns!
Horacio Francisco Rodríguez Fleitas
CRP07/08241
Deixe o seu depoimento sobre a APSICONOR
Sua história é importante para o legado que vem sendo construído, desde a fundação da Associação até os dias atuais.